7.6.15

especial exames #1

 
Numa fase em que todas as horas são poucas para entregar mil um pormenores construtivos, acabar o último piso de uma maquete e ainda estudar para um qualquer exame teórico, deixo algumas dicas, que a mim, pessoa stressada e preocupadinha, me ajudam a organizar e terminar o período de exames sem sofrer um ataque de nervos.

1. dormir Eu sei que esta é a época rainha para cortar no sono de princesa, mas há que fazer um esforço por manter noites bem dormidas. Nada de espairecer a cabeça na Internet ao fim de um serão de trabalho. Nada paga uma cabeça fresquinha e descansada na manhã seguinte para tornar ao ataque!

2. relaxar Outra que vos deixa a pensar se eu não estarei mesmo ensandecida. Contudo, por experiência própria, sou mais produtiva quando faço pausas entre trabalho. Também conta trocar de tarefa: ora agora estudo um bocado de Estruturas ora agora faço uns desenhos para entregar. Estímulos diferentes ajudam o cérebro a manter-se acordado e a responder aos diferentes desafios.

3. arrumar A tendência para um quarto virar lixeira nos dias antes da entrega final de Projecto é bastante elevada para a maioria dos estudantes de Arquitectura que conheço. A arrumação do quarto por mais chata e perda de tempo que possa parecer deve ser feita para não se estender para fora de limites próximos do muito mau. Pensem comigo: preferem desesperar a fazer uma noitada num quarto organizado e inspirador ou chorar baba e ranho por ter pisado uma maquete no meio da confusão?

4. exercitar O exercício físico é a última coisa em que costumo pensar nestas alturas, mas este ano será diferente. Deixei já a mensalidade de Junho e Julho pagas no ginásio para não ter possibilidade de escape. Libertar umas energias e queimar algumas calorias são remédio santo para um resto de dia a bater records de produtividade.

5. agendar Não sou a pessoa mais indicada para falar deste ponto, porque todos os anos começo uma agenda e a meio de Fevereiro ela já está perdida nos confins de uma qualquer mala para só voltar a ser reencontrada nos últimos dias do ano. Façam uma cartolina gigante com as datas mais importantes do vosso período de exames e pequenas metas auto-impostas (maquete a 1:100 até dia x, fazer cortes até às y horas). Dá uma de filme e a motivação é redobrada ao ver uma série de certinhos verdes aparecendo à medida que mais uma tarefa fica concluída.

Bom e com isto termino a minha pausa e volto ao trabalho, que também eu tenho resmas de trabalho à minha espera! Que os vossos projectos estejam sobre o protectorado dos Deuses.

Sem comentários:

Enviar um comentário